Batayporã recebe moderno caminhão de coleta de lixo

População está sendo orientada para preservar o caminhão coletor e compactador que precisa de lixo selecionado para não danificar peças internas

Será neste sábado (27), às 10 horas, na Câmara Municipal de Batayporã, a solenidade de entrega de um caminhão coletor e compactador de lixo. O equipamento é considerado uma das aquisições de maior alcance social para o município, especialmente no setor de saúde pública. Adquirido com recursos vindos da Funasa, por meio de articulações feitas pelo deputado federal Geraldo Resende, o caminhão será utilizado na coleta do lixo doméstico, em toda a cidade.

Por se tratar de um sistema de última geração, o caminhão com todos os seus equipamentos exige uma operacionalização especializada. Neste dia 19, os fabricantes do referido caminhão efetuaram a visita técnica, para instruir os operadores, e orientar como proceder corretamente, para determinar uma vida útil mais longa para o caminhão e como tirar maior proveito de sua sistemática.

De acordo com o técnico, os maiores cuidados referem-se à coleta do lixo, que poderá ser apenas o doméstico. Daí a preocupação de orientar a população, no sentido da utilização da coleta seletiva. O caminhão, dadas as suas características, precisa ser utilizado com o cuidado necessário, a fim de não prejudicar os equipamentos, especialmente os internos da compactação.

Assim, explicou ele, é necessário que ao acondicionar o lixo, tenha- se cuidado de não misturar restos de comida, com outros materiais. Portanto, deve-se utilizar saco plástico, e em separado, acondicionar materiais orgânicos (restos de comida) em um, e em separado, em outros sacos, paus, pedras, areia, folhas, vidros, plástico, etc.

Portanto, quando estiver em uso permanente, o caminhão vai coletar apenas o lixo doméstico, que poderá ser compactado, e quando estiver devidamente acondicionado em sacos plásticos.

Para o técnico, o que vai definir a vida útil do caminhão é a sua utilização correta, e por isso, pede-se à comunidade que contribua, auxiliando os operadores, selecionando corretamente o seu lixo.

A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Obras e Infraestrutura estará, nos próximos dias, projetando uma campanha para melhor informar à população.

Enquanto isto, o Prefeito Edson Ibrahim esclareceu que somente vai colocar em operação diária (atualmente está em testes), o referido equipamento, após a entrega oficial, que deverá acontecer no próximo dia 27 de abril.

“Este é um benefício que Batayporã merece e estou certo de que a população vai responder positivamente, nos ajudando a preservar mais este bem adquirido, cujos benefícios são imensos, quando lembramos que o lixo bem acondicionado, evita doenças e melhora as condições ambientais”, disse o Prefeito Edson Ibrahim.

Fonte: www.bataypora.ms.gov.br


População está sendo orientada para preservar o caminhão coletor e compactador que precisa de lixo selecionado para não danificar peças internas.

Anterior
Anterior

Geraldo cobra projeto para 'nova' rodoviária em Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo cobra ativação definitiva da Vila Olímpica Indígena